Regulamento
Regulamento do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (2004)
Disposições gerais
- O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (2004) é uma competição dirigida essencialmente aos estudantes dos ensinos básico e secundário e organizada por APM, CCEMS, CMAF, Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, SPM.
- É disputado em quatro categorias correspondentes aos três ciclos do ensino básico (primeira, segunda e terceira categorias) e ao ensino secundário (quarta categoria), e regime aberto.
- Em todas as categorias haverá apenas uma final nacional.
Organização
- O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos é coordenado pela Comissão Organizadora (CO), nomeada pelas entidades patrocinadoras (APM, CCEMS, CMAF, Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, SPM). A Comissão Organizadora será anunciada no acto de lançamento do Campeonato.
- A Comissão Organizadora poderá nomear um(a) Coordenador(a) Geral dos Campeonatos, que presidirá, e que cuidará do cumprimento dos prazos de todas as tarefas agendadas.
- A Comissão Organizadora providenciará para que todos os envolvidos no processo (professores, estudantes, etc.) recebam o devido treino organizando, nomeadamente Sessões Práticas, Torneios, etc., e, de um modo geral, tomará as medidas necessárias para a mobilização dos estudantes e dos professores e para o seu bom desempenho a todos os níveis.
- A Comissão Organizadora nomeará, se assim o entender, responsáveis por distritos ou conjuntos de distritos (responsáveis regionais).
- A competição consta de 6 jogos: Jogos Poliédricos, Amazonas, Pontos e Quadrados, Hex, Ouri, Peões. A descrição e as regras de cada um destes jogos são objecto de um documento próprio divulgado aquando da sessão de lançamento do Campeonato.
- A distribuição dos jogos pelos níveis de ensino será assim feita:
- primeira categoria (primeiro ciclo): Jogos Poliédricos, Pontos e Quadrados, Ouri;
- segunda categoria (segundo ciclo): Jogos Poliédricos, Ouri, Peões;
- terceira categoria (terceiro ciclo): Amazonas, Ouri, Peões;
- quarta categoria (secundário): Amazonas, Hex, Peões.
- A inscrição das Escolas deverá ser feita até uma data a fixar pela Comissão Organizadora. A data de inscrição será relevante no que diz respeito à possibilidade de acesso gratuito a materiais (quando essa gratuitidade existir), sessões práticas, etc.
- Cada escola poderá inscrever somente um aluno por jogo e por nível de ensino (categoria). A Comissão Organizadora poderá impor um número limite de inscrições (concorrentes e/ou escolas).
Final Nacional
- A Final Nacional decorrerá no Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, em Novembro.
- As datas da final serão 25 e 26 de Novembro de 2004, sendo o primeiro reservado para as primeira e quarta categorias e o segundo para as segunda e terceira categorias e aberto.
- Comissão Organizadora regulamentará oportunamente e em pormenor a forma de classificar os concorrentes, seguindo-se o chamado método suíço na indicação dos adversários em cada jogo.
- A Comissão Organizadora é responsável pela classificação das competições, assegurando que as pontuações são atribuídas equitativamente e de acordo com os regulamentos.
- Aos vencedores serão atribuídos prémios a divulgar oportunamente. Todos os participantes na final receberão diplomas de participação. A tabela completa de prémios será divulgada pela Comissão Organizadora.
- A declaração dos vencedores e a entrega dos prémios serão efectuadas numa sessão especialmente organizada para o efeito.
Disposições finais
- As organizações patrocinadoras divulgarão, na www e/ou por outros meios que considerarem apropriados, todos os aspectos relevantes acerca da competição, entre os quais, obrigatoriamente, um relatório da Comissão Organizadora e os nomes dos vencedores.
- Qualquer questão resultante de omissão ou dúvidas de interpretação do presente regulamento será resolvida pelo Comissão Organizadora.
onde estao as regras?